I Curso Mindfulness em Contextos de Saúde
Desde 1979 que o Mindfulness foi introduzido com êxito nos EUA como meio terapêutico para diferentes problemas psicológicos e em diferentes contextos. Surgindo inicialmente como um método de intervenção direcionado para pessoas com elevados níveis de ansiedade, depressão e dor crónica, a abordagem Mindfulness foi posteriormente aplicada a diversos contextos, nomeadamente em profissionais de Saúde. A eficácia de abordagens Mindfulness e os mecanismos neurobiológicos subjacentes têm sido demonstrados em publicações cujo número tem aumentado exponencialmente, ultrapassando as 600 (indexadas na PUBMED) apenas no ano de 2016. O interesse pelo Mindfulness tem-se difundido em múltiplas áreas da saúde e tem dado lugar ao desenvolvimento de cursos em diversas Universidades como Massachussets, Harvard, San Diego, Los Angeles, Oxford, Bangor, Complutense de Madrid, etc.
A implementação do Mindfulness em Portugal ainda se encontra numa fase incipiente, o que poderá atribuir-se à falta de formações em Mindfulness no contexto Universitário. A procura crescente de cursos de qualidade ministrados por profissionais portugueses certificados em Mindfulness e a enorme evolução do Mindfulness no mundo anglo-saxónico são argumentos sólidos para a criação e consolidação deste tipo de formações.
Objetivos
- Desenvolver as competências, conhecimentos e atitudes necessárias para, através da prática pessoal, teoria e aplicações do Mindfulness, promover a Saúde Mental holística e ambiental e o bem-estar pessoal;
- Promover a gestão adequada do stress;
- Dar a conhecer a sequencialidade das técnicas de Mindfulness e os seus pormenores e variantes de aplicação segundo os diferentes tipos e contextos de Saúde na vida quotidiana de cada indivíduo, grupo ou comunidade.
Competências Profissionais
Conhecimentos, competências e aptidões que os estudantes devem alcançar:
- Adquirir conhecimentos sobre Mindfulness como conceito, teoria e metodologia;
- Perceber a importância da prática pessoal de modo a que o Mindfulness possa funcionar como uma prática vivencial diária de desenvolvimento pessoal e não apenas como técnica experimental ou de intervenção;
- Conhecer as intervenções baseadas em Mindfulness aplicadas desde há algumas décadas no mundo anglo-saxónico e posteriormente noutros países e cujos resultados estão consolidados pela investigação científica;
- Ser capaz de contextualizar as intervenções baseadas em Mindfulness no contexto das terapias psicológicas;
- Conhecer os fundamentos neurobiológicos do Mindfulness assim como as principais linhas de investigação em torno do Mindfulness na área das Neurociências;
- Ser capaz de construir e executar protocolos de atuação baseados em Mindfulness em contextos distintos de saúde.
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