Centro para o Mindfulness

Centro Português para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade, Cursos de Mindfulness e MBSR, Porto
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  • ATIVIDADES

    Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

    O Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade em colaboração com a Clínica Ariadne apresenta mais uma edição do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR), segundo o protocolo de excelência do Center for Mindfulness da Universidade de Massachusetts. Numa altura em que "aprender a parar" se tornou mais fundamental do que nunca, surge-nos o programa MBSR, com décadas de evidência científica, tendo mudado a vida de milhões de pessoas no mundo.

    A Sessão de Orientação, gratuita e obrigatória, realizar-se-á a 09/10/2020, às 18:30 horas nas instalações da Clínica Ariadne. Saiba mais utilizando o e-mail geral@centromindfulness.pt, ariadne.secretariado@gmail.com ou através do número 917 841 455.

  • 3º Curso de Mindfulness em Contextos de Saúde

    O CMMS e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto têm o prazer de anunciar a abertura das candidaturas para a 3ª edição do Curso de Mindfulness em Contextos de Saúde. Depois do sucesso das edições anteriores, decidimos continuar com este projeto, num ano onde o cultivo da atenção plena é mais necessário que nunca.
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  • Webminário gratuito - Ansiedade e Abordagens

    Dia 25 de Abril é dia da Liberdade, mas também é dia de percebermos de que forma nos podemos sentir mais livres na nossa própria pele, especialmente quando somos invadidos pela Ansiedade. Existem várias Perturbações de Ansiedade que causam sintomas diversos, com grande impacto no dia-a-dia e na qualidade de vida. Vamos estar em direto, com o Dr. João Perestrelo, para falarmos sobre este tema e suas abordagens, com especial foco nas Terapias de Terceira Geração. Data: 25/04/2020 às 16:00h
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  • Webminário gratuito - Resiliência e Compaixão

    Num momento em que somos convidados a ficar nas nossas casas, torna-se fundamental desenvolver a resiliência e a compaixão por todos os que atravessam, connosco, este momento desafiante, mas também por nós mesmos. Venha descobrir como. Temos encontro marcado na próxima sexta-feira, dia 03 de abril às 18:30h. Pode assistir posteriormente clicando no botão.
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  • Workshop online gratuito - MINDFULNESS E ISOLAMENTO

    Na próxima sexta-feira, 27 de março às 18:30h, o Dr. João Perestrelo estará online a falar sobre Mindfulness e Isolamento. Neste pequeno encontro iremos praticar alguns exercícios de auto-regulação, imensamente úteis durante esta quarentena. O vídeo está disponível para visionamento através o link:
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  • MBSR

    Curso de 8 semanas de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

  • Retiros

    Retiros de silêncio em Portugal e no estrangeiro

  • Atividades

    Curso de Mindfulness em Contextos de Saúde - Faculdade de Medicina do Porto

  • Aulas de meditação

    Aulas de meditação mindfulness e meditação guiada

  • Sobre nós

    O Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade

    O Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade (CMMS) é um organismo formativo na área do Mindfulness na Saúde Mental. Criado por Médicos Psiquiatras com formação pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts nos Estados Unidos da América, o centro surge como uma referência nacional para o ensino e prática do Mindfulness, em particular do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR).A sua atividade de intervenção inclui a saúde e bem-estar da população, incluindo crianças, jovens e adultos, bem como o âmbito escolar e empresarial. Contamos com uma equipa de excelência com formação profissional em instituições de renome na área do mindfulness e experiência profissional de vários anos.

A EQUIPA

  • Dr. Bruno Teixeira

    Dr. Bruno Teixeira

    Médico Psiquiatra

    Psiquiatra, Instrutor Qualificado de MBSR pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, EUA. Co-autor do 1º livro de Mindfulness na Saúde Mental "Mindfulness, Os Benefícios da Atenção Plena na Saúde Mental", Edições Mahatma, 2015.

  • Dr. João Perestrelo

    Dr. João Perestrelo

    Médico Psiquiatra

    Psiquiatra e Psicoterapeuta. Instrutor Qualificado de MBSR pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, EUA. Co-autor do 1º livro de Mindfulness na Saúde Mental "Mindfulness, Os Benefícios da Atenção Plena na Saúde Mental", Edições Mahatma, 2015.

  • Dr. Nuno Rodrigues Silva

    Dr. Nuno Rodrigues Silva

    Médico Psiquiatra

    Médico Psiquiatra e Assistente convidado de Psiquiatria da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Doutorando em Investigação Clínica. Instrutor Qualificado de MBSR pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, EUA

  • O que é o Mindfulness

    O Mindfulness é um aspeto central da tradição e psicologia Budistas com cerca de 2500 anos de história. A palavra “Mindfulness” tal como é usada nos textos antigos, é uma tradução para o Inglês da palavra em Pali “sati” que significa Consciência, Atenção e Recordação. A “Consciência” implica tornar-se consciente de tudo o que ocorre dentro e fora de nós, redirecionando a “Atenção” para os pensamentos e emoções em vez de tentar suprimi-los. Já o conceito de “Recordação” significa recordar-se de estar consciente e de prestar atenção. A cada momento devemos relembrar-nos de estar atentos. Jon Kabat-Zinn, principal responsável pela integração do Mindfulness na Medicina ocidental, define-o como prestar atenção de uma forma especial - propositadamente, no momento presente e sem julgamento.
  • Meditação e Mindfulness

    A meditação possui vários milénios de história. Desde há aproximadamente 3000 anos que o Budismo a integrou nos seus ensinamentos. Nas línguas clássicas do Budismo (Pali e Sanskrit), samadhi é a palavra mais frequentemente utilizada para a designar. Durante muitos anos foi considerada como uma prática exclusivamente reservada aos Budistas e aos seguidores de filosofias como o Zen ou o Ioga. A prática da meditação tem-se estendido, porém, para lá do oriente, verificando-se, nos últimos séculos, uma crescente utilização da mesma no ocidente. Atualmente, pode encontrar-se em inúmeras culturas, religiões e filosofias. O interesse dos cientistas pela meditação começou há vários anos. Nas décadas de 60 e 70 do século passado, foi demonstrado que o uso destas técnicas proporcionava uma extraordinária concentração. Inúmeros estudos científicos, de reconhecida relevância, têm comprovado os benefícios da meditação. Apesar disso, persistem alguns mitos que importam aqui esclarecer:

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  • Os Benefícios do Mindfulness

    As evidências científicas têm revelado que, quando praticada com regularidade, a meditação Mindfulness: 1. Diminui consideravelmente os níveis de stress, algo solidamente demonstrado pelo efeito positivo nas ondas cerebrais; 2. Reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e hipertensão arterial ao diminuir o stress crónico nocivo; 3. Permite que o indivíduo lide melhor com as suas dificuldades, fazendo com que controle as suas reações e tome decisões de forma mais consciente por se sentir mais tranquilo; 4. Impede o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos ao afetar positivamente os padrões cerebrais subjacentes à sua progressão, permitindo que, ainda que surjam, sejam facilmente diluídos; 5. Melhora consideravelmente a memória, evitando a sua deterioração, e estimula a criatividade; 6. Demonstra eficácia na atenuação do impacto que as doenças graves têm no indivíduo, nomeadamente no cancro e na dor crónica;
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  • Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

    O programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction Program), é um programa baseado em técnicas de mindfulness, desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat Zinn, em 1979, no Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A. Trata-se de um programa psicoeducativo experiencial baseado no desenvolvimento de técnicas de mindfulness e abordagens psicoeducativas na área da gestão de stress, regulação emocional, comunicação consciente e aplicação do mindfulness no do dia-a-dia. O programa inclui, entre outros: Instruções guiadas de técnicas de meditação mindfulness e de consciência corporal; Instruções sobre exercícios de estiramento consciente (baseado em yôga) Exercícios de exploração emocional; Diálogos e partilha em grupo sobre a vivência do tema;
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