Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

O programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR – Mindfulness-Based Stress Reduction Program), é um programa baseado em técnicas de mindfulness, desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat Zinn, em 1979, no Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A. Trata-se de um programa psicoeducativo experiencial baseado no desenvolvimento de técnicas de mindfulness e abordagens psicoeducativas na área da gestão de stress, regulação emocional, comunicação consciente e aplicação do mindfulness no do dia-a-dia. O programa inclui, entre outros: – Instruções guiadas de técnicas de meditação mindfulness e de consciência corporal; – Instruções sobre exercícios de estiramento consciente (baseado em yôga) – Exercícios de exploração emocional; – Diálogos e partilha em grupo sobre a vivência do tema; Para além da apresentação de várias técnicas de mindfulness, o MBSR aborda um leque de temáticas e exercícios práticos para o entendimento da importância do mindfulness na redução de stress e desenvolvimento emocional, assim como a sua aplicação no quotidiano. ESTRUTURA Programa presencial de 8 semanas (dois meses e uma semana), com uma sessão semanal de 2/2.5 horas, uma sessão intensiva de um dia (6 horas). MATERIAL Como parte do programa serão fornecidos áudios com práticas de atenção plena e um manual da prática com exercícios e informação relevante para o desenvolvimento emocional e redução de stress. ​ Ao participar neste programa aprenderá: – Técnicas práticas de resposta para melhorar a sua capacidade para lidar com situações de stress e tensão diária; – Métodos para estar física e mentalmente relaxado e tranquilo; – Exercícios corporais suaves e de relaxamento para fortalecer o seu corpo e libertar a tensão muscular; – Tomada de consciência da interacção entre o corpo e a mente; – Enfrentar momentos de mudança e dificuldades na sua vida com maior presença; – Descobrir e desenvolver a sua capacidade de se ajudar a si próprio a caminhar para um maior equilíbrio, controlo e tranquilidade mental; Nos E.U.A. e em alguns países europeus (Reino Unido, Dinamarca, Alemanha), o MBSR encontra-se integrado a nível hospitalar, como uma intervenção complementar ao tratamento médico. Os motivos que levam as pessoas a participar incluem: – Stress: trabalho, família, financeiras; – Dor crónica ou doenças crónicas; – Ansiedade, Pânico, Depressão; – Problemas gastrointestinais (ex. Síndrome do Cólon Irritável); – Fadiga; – Hipertensão arterial; – Dores de cabeça e enxaquecas; – Fibromialgia; – Cancro e sintomas psicológicos associados; – Problemas de Pele (ex. Psoriase); – Síndromes Alimentares (ex. Anorexia, Bulimia); – Síndrome de Stress Pós-Traumático; – Esclerose Múltipla; – Asma e outros problemas respiratórios; – Menopausa; – Perturbações de Sono.
Os Benefícios do Mindfulness<< >>IV Edição do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

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Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade