Os Benefícios do Mindfulness

As evidências científicas têm revelado que, quando praticada com regularidade, a meditação Mindfulness:
  1. Diminui consideravelmente os níveis de stress, algo solidamente demonstrado pelo efeito positivo nas ondas cerebrais;
  2. Reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e hipertensão arterial ao diminuir o stress crónico nocivo;
  3. Permite que o indivíduo lide melhor com as suas dificuldades, fazendo com que controle as suas reações e tome decisões de forma mais consciente por se sentir mais tranquilo;
  4. Impede o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos ao afetar positivamente os padrões cerebrais subjacentes à sua progressão, permitindo que, ainda que surjam, sejam facilmente diluídos;
  5. Melhora consideravelmente a memória, evitando a sua deterioração, e estimula a criatividade;
  6. Demonstra eficácia na atenuação do impacto que as doenças graves têm no indivíduo, nomeadamente no cancro e na dor crónica;
  7. Melhora a capacidade de relacionamento interpessoal ao fazer com que os indivíduos se aceitem de forma mais compassiva;
  8. Fortalece o sistema imunitário, ajudando a combater gripes, constipações e outras infeções víricas e bacterianas;
  9. Intensifica o sabor da comida, permitindo saboreá-la e desfrutá-la com maior tranquilidade;
  10. Aumenta a concentração e melhora o desempenho, potenciando a confiança do indivíduo;
  11. Impede a espiral negativa e, por vezes, imparável de pensamentos ruminativos e obsessivos;
  12. Ajuda a que a pessoa se aceite tal como é, compassivamente, melhorando a comunicação com os outros.
Meditação e Mindfulness<< >>Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

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Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade