I Curso Mindfulness em Contextos de Saúde

Desde 1979 que o Mindfulness foi introduzido com êxito nos EUA como meio terapêutico para diferentes problemas psicológicos e em diferentes contextos. Surgindo inicialmente como um método de intervenção direcionado para pessoas com elevados níveis de ansiedade, depressão e dor crónica, a abordagem Mindfulness foi posteriormente aplicada a diversos contextos, nomeadamente em profissionais de Saúde. A eficácia de abordagens Mindfulness e os mecanismos neurobiológicos subjacentes têm sido demonstrados em publicações cujo número tem aumentado exponencialmente, ultrapassando as 600 (indexadas na PUBMED) apenas no ano de 2016. O interesse pelo Mindfulness tem-se difundido em múltiplas áreas da saúde e tem dado lugar ao desenvolvimento de cursos em diversas Universidades como Massachussets, Harvard, San Diego, Los Angeles, Oxford, Bangor, Complutense de Madrid, etc.
A implementação do Mindfulness em Portugal ainda se encontra numa fase incipiente, o que poderá atribuir-se à falta de formações em Mindfulness no contexto Universitário. A procura crescente de cursos de qualidade ministrados por profissionais portugueses certificados em Mindfulness e a enorme evolução do Mindfulness no mundo anglo-saxónico são argumentos sólidos para a criação e consolidação deste tipo de formações.
Atendendo a que os profissionais de saúde são uma população particularmente sujeita a desgaste emocional e as elevadas incidências de problemas de stress nesta população justifica que o curso seja direcionado para esta população específica.
 

Objetivos

  • Desenvolver as competências, conhecimentos e atitudes necessárias para, através da prática pessoal, teoria e aplicações do Mindfulness, promover a Saúde Mental holística e ambiental e o bem-estar pessoal;
  • Promover a gestão adequada do stress;
  • Dar a conhecer a sequencialidade das técnicas de Mindfulness e os seus pormenores e variantes de aplicação segundo os diferentes tipos e contextos de Saúde na vida quotidiana de cada indivíduo, grupo ou comunidade.
 

Competências Profissionais

Conhecimentos, competências e aptidões que os estudantes devem alcançar:
  • Adquirir conhecimentos sobre Mindfulness como conceito, teoria e metodologia;
  • Perceber a importância da prática pessoal de modo a que o Mindfulness possa funcionar como uma prática vivencial diária de desenvolvimento pessoal e não apenas como técnica experimental ou de intervenção;
  • Conhecer as intervenções baseadas em Mindfulness aplicadas desde há algumas décadas no mundo anglo-saxónico e posteriormente noutros países e cujos resultados estão consolidados pela investigação científica;
  • Ser capaz de contextualizar as intervenções baseadas em Mindfulness no contexto das terapias psicológicas;
  • Conhecer os fundamentos neurobiológicos do Mindfulness assim como as principais linhas de investigação em torno do Mindfulness na área das Neurociências;
  • Ser capaz de construir e executar protocolos de atuação baseados em Mindfulness em contextos distintos de saúde.
  Para mais informações sobre o curso clique na imagem.
IV Edição do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness<< >>Seminários Mindful

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Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade