3ª Curso de Mindfulness em Contextos de Saúde

O CMMS e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto têm o prazer de anunciar a abertura das candidaturas para a 3ª edição do Curso de Mindfulness em Contextos de Saúde.Depois do sucesso das edições anteriores, decidimos continuar com este projeto, num ano onde o cultivo da atenção plena é mais necessário que nunca.

Objetivos

  • Desenvolver as competências, conhecimentos e atitudes necessárias para, através da prática pessoal, teoria e aplicações do Mindfulness, promover a Saúde Mental holística e ambiental e o bem-estar pessoal;
  • Promover a gestão adequada do stress;
  • Dar a conhecer as técnicas de Mindfulness e os seus pormenores e variantes de aplicação na prática clinica, de modo a que o profissional de saúde possa implementar as referidas abordagens na prática clinica.

Competências Profissionais

Conhecimentos, competências e aptidões que os estudantes devem alcançar:

  • Adquirir conhecimentos sobre Mindfulness como conceito, teoria e metodologia;
  • Perceber a importância da prática pessoal de modo a que o Mindfulness possa funcionar como uma prática vivencial diária de desenvolvimento pessoal (e não apenas como técnica experimental ou de intervenção);
  • Conhecer as intervenções baseadas em Mindfulness aplicadas desde há algumas décadas no mundo anglo-saxónico e posteriormente noutros países e cujos resultados estão consolidados pela investigação científica;
  • Ser capaz de contextualizar as intervenções baseadas em Mindfulness no contexto das terapias psicológicas;
  • Conhecer os fundamentos neurobiológicos do Mindfulness assim como as principais linhas de investigação em torno do Mindfulness na área das Neurociências;
  • Ser capaz de construir, aplicar e avaliar protocolos de atuação baseados em Mindfulness em contextos  de saúde.

Informações

Vagas: Nº mínimo 12 /Máx. 24

Destinatários:
Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Psicólogos, outros profissionais de saúde e Licenciados em Ciências da Saúde.Condições especificas de acesso:

Licenciados em Medicina ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina, em universidades portuguesas, ou com habilitação legalmente equivalente. Licenciados ou Mestres noutras áreas de Ciências da Saúde, nomeadamente Enfermagem, Medicina Dentária e Psicologia. Licenciados em Ciências da Saúde.
Os titulares de graus obtidos em universidades estrangeiras poderão ser admitidos, após avaliação curricular pela comissão científica do curso.

É recomendável a participação (prévia ou concomitante) num programa estruturado de Mindfulness, nomeadamente MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction) ou MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy), dado que fornecerá a fundamentação vivencial que é necessária à aplicação do Mindfulness em contextos clínicos.

Candidaturas on-line: 08.7 a 17.08.2020
Prazo para afixação dos resultados provisórios:
 21.08.2020

Audiência Prévia: 24.08 a 4.09.2020
 
Afixação de resultados definitivos: 08.09.2020

Modo de notificação dos candidatos: On-line na página da FMUP

Apresentação da reclamação dos candidatos:
 09.09.2020

Publicação da decisão de reclamações:
 11.09.2020

Matrículas on-line: 14 a 21.09.2020

Eventual colocação de suplentes:
 23.09.2020


Valor total da propina: 350€ + 2€ (seguro escolar), a pagar no ato da matrícula.
Calendarização: 

Datas: outubro 2020 a fevereiro de 2021 (8 sessões)

Horário: 9h00-13h30 


Regime de frequência: o curso funcionará em regime  presencial, no entanto, face à evolução da pandemia poderá ser realizado em formato on-line.

Local: 
Anfiteatro do Departamento de Biomedicina do CIM – Centro de Investigação Médica da FMUP (Rua Doutor Plácido da Costa, 4200-450 Porto), piso 1, corredor da Ala Poente.

MBSR Live-streaming<<

About the author : Centro para o Mindfulness

Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade