Centro para o Mindfulness

Centro Português para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade, Cursos de Mindfulness e MBSR, Porto
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  • MBSR

    Curso de 8 semanas de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

  • Retiros

    Retiros de silêncio em Portugal e no estrangeiro

  • Atividades

    Curso de Mindfulness em Contextos de Saúde - Faculdade de Medicina do Porto

  • MBSR Intensivo

    Curso intensivo baseado em MBSR

  • Sobre nós

    O Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade

    O Centro para o Mindfulness na Medicina e na Sociedade (CMMS) é um organismo formativo na área do Mindfulness na Saúde Mental. Criado por Médicos Psiquiatras com formação pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts nos Estados Unidos da América, o centro surge como uma referência nacional para o ensino e prática do Mindfulness, em particular do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR).A sua atividade de intervenção inclui a saúde e bem-estar da população, incluindo crianças, jovens e adultos, bem como o âmbito escolar e empresarial. Contamos com uma equipa de excelência com formação profissional em instituições de renome na área do mindfulness e experiência profissional de vários anos.

A EQUIPA

  • Dr. Bruno Teixeira

    Dr. Bruno Teixeira

    Médico Psiquiatra

    Psiquiatra, Instrutor Qualificado de MBSR pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, EUA. Co-autor do 1º livro de Mindfulness na Saúde Mental "Mindfulness, Os Benefícios da Atenção Plena na Saúde Mental", Edições Mahatma, 2015.

  • Dr. João Perestrelo

    Dr. João Perestrelo

    Médico Psiquiatra

    Psiquiatra e Psicoterapeuta. Instrutor Qualificado de MBSR pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, EUA. Co-autor do 1º livro de Mindfulness na Saúde Mental "Mindfulness, Os Benefícios da Atenção Plena na Saúde Mental", Edições Mahatma, 2015.

  • Dr. Nuno Rodrigues Silva

    Dr. Nuno Rodrigues Silva

    Médico Psiquiatra

    Médico Psiquiatra e Assistente convidado de Psiquiatria da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Doutorando em Investigação Clínica. Instrutor Qualificado de MBSR pelo Center for Mindfulness da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, EUA

  • O que é o Mindfulness

    O Mindfulness é um aspeto central da tradição e psicologia Budistas com cerca de 2500 anos de história. A palavra “Mindfulness” tal como é usada nos textos antigos, é uma tradução para o Inglês da palavra em Pali “sati” que significa Consciência, Atenção e Recordação. A “Consciência” implica tornar-se consciente de tudo o que ocorre dentro e fora de nós, redirecionando a “Atenção” para os pensamentos e emoções em vez de tentar suprimi-los. Já o conceito de “Recordação” significa recordar-se de estar consciente e de prestar atenção. A cada momento devemos relembrar-nos de estar atentos. Jon Kabat-Zinn, principal responsável pela integração do Mindfulness na Medicina ocidental, define-o como prestar atenção de uma forma especial - propositadamente, no momento presente e sem julgamento.
  • Meditação e Mindfulness

    A meditação possui vários milénios de história. Desde há aproximadamente 3000 anos que o Budismo a integrou nos seus ensinamentos. Nas línguas clássicas do Budismo (Pali e Sanskrit), samadhi é a palavra mais frequentemente utilizada para a designar. Durante muitos anos foi considerada como uma prática exclusivamente reservada aos Budistas e aos seguidores de filosofias como o Zen ou o Ioga. A prática da meditação tem-se estendido, porém, para lá do oriente, verificando-se, nos últimos séculos, uma crescente utilização da mesma no ocidente. Atualmente, pode encontrar-se em inúmeras culturas, religiões e filosofias. O interesse dos cientistas pela meditação começou há vários anos. Nas décadas de 60 e 70 do século passado, foi demonstrado que o uso destas técnicas proporcionava uma extraordinária concentração. Inúmeros estudos científicos, de reconhecida relevância, têm comprovado os benefícios da meditação. Apesar disso, persistem alguns mitos que importam aqui esclarecer:

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  • Os Benefícios do Mindfulness

    As evidências científicas têm revelado que, quando praticada com regularidade, a meditação Mindfulness: 1. Diminui consideravelmente os níveis de stress, algo solidamente demonstrado pelo efeito positivo nas ondas cerebrais; 2. Reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas e hipertensão arterial ao diminuir o stress crónico nocivo; 3. Permite que o indivíduo lide melhor com as suas dificuldades, fazendo com que controle as suas reações e tome decisões de forma mais consciente por se sentir mais tranquilo; 4. Impede o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos ao afetar positivamente os padrões cerebrais subjacentes à sua progressão, permitindo que, ainda que surjam, sejam facilmente diluídos; 5. Melhora consideravelmente a memória, evitando a sua deterioração, e estimula a criatividade; 6. Demonstra eficácia na atenuação do impacto que as doenças graves têm no indivíduo, nomeadamente no cancro e na dor crónica;
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  • Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

    O programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction Program), é um programa baseado em técnicas de mindfulness, desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat Zinn, em 1979, no Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos E.U.A. Trata-se de um programa psicoeducativo experiencial baseado no desenvolvimento de técnicas de mindfulness e abordagens psicoeducativas na área da gestão de stress, regulação emocional, comunicação consciente e aplicação do mindfulness no do dia-a-dia. O programa inclui, entre outros: Instruções guiadas de técnicas de meditação mindfulness e de consciência corporal; Instruções sobre exercícios de estiramento consciente (baseado em yôga) Exercícios de exploração emocional; Diálogos e partilha em grupo sobre a vivência do tema;
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BLOG

  • ATIVIDADES 2019

    VI Edição do Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

    Esta é já a 5ª edição do programa de redução de stress baseado em Mindfulness, um programa psicoeducativo e profundamente transformador que irá certamente mudar a forma como vivencia o seu dia-a-dia.
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  • ATIVIDADES 2019

    Curso Intensivo MBSR

    O Curso Intensivo baseado em MBSR é um programa residencial ao longo de 5 dias baseado no Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness (MBSR) tradicional, dirigido sobretudo a todos aqueles que não têm possibilidade em participar no Programa de MBSR de 8 semanas. Poderá representar também um complemento enriquecedor para todos aqueles que participaram previamente num programa de 8 semanas e pretendem de forma intensiva actualizar e aprofundar a compreensão e prática de Mindfulness e do Programa MBSR.
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